Eu estava me coçando para fazer essa receita. Mas toda vez que eu parava para fazer tinha alguma coisa faltando. A forma sempre foi a maior desculpa.

Tarte Tatin de maçã!

Aí, meu queridíssimo Youtube me mostrou um vídeo onde o rapaz fazia tudo numa frigideira. Dessas que o cabo também pode ir ao forno, sabe? Comprei as maçãs e fiz!

torta

Eu não tinha ideia que alguém iria querer a receita e por isso não tirei foto. Nem dessa torta nem na de limão (próxima postagem) mas garanto que depois faço um passo-a-passo direitinho, tá? 🙂

Essa torta você pode fazer de praticamente qualquer fruta. O céu é o limite. A mais tradicional é de maçã. Daquelas verdes, mas eu sou teimosa e gosto mais da gala nacional…fazer o quê? Se você gosta de pêra, ou de abacaxi…tenta porque vale a pena. É fácil e não suja quase nada. Eu juro!

A massa você pode comprar a folhada que também fica uma delícia, mas eu quis fazer tudo por isso aqui vai a receita da massa que eu fiz:

Massa

Ingredientes:

– 200g de farinha;

– 100g de manteiga sem sal gelada;

– 70 ml de água gelada.

No processador coloque a farinha e a manteiga em pedaços. Bata até fazer uma “farofa”, é bem rápido. Coloque em um bowl e adicione a água gelada. Junte tudo mas manipule o mínimo possível para não esquentar a massa. Embrulhe em um plástico, tire o ar e deixe na geladeira por cerca de 40 minutos.

Ingredientes da torta:

– 200g de açúcar;

– 1 colher de sopa de manteiga;

– 8 maçãs;

– canela à gosto.

Descasque as maçãs e corte em quatro. Retire o miolo. Coloque as maçãs descascadas num bowl cheio de água com meio limão espremido. Acenda o forno a 180 graus.

Leia também:  Um pouco sobre a minha vida

Unte bem uma frigideira fria, coloque o açúcar e a canela e ligue o fogo médio. Quando o caramelo estiver em ponto de fio, escorra a maçã e coloque as maçãs dentro da frigideira. Mexa bem para poder envolver bem as maçãs. Você vai achar que é muita maçã, mas elas soltam muita água e diminuem de tamanho.

Vá arrumando direitinho na frigideira porque essa será a parte de cima! Quando o caldinho de baixo começar a engrossar de novo desligue, pegue a massa e ara em base enfarinhada com um rolo. Não fique muito fina. Abra apenas para ficar um pouco maior que a sua base, no caso a frigideira… enrole delicadamente a massa no rolo e coloque por cima da frigideira.

Cuidado que tudo está quente! Vá arrumando as beiradas para dentro da frigideira com uma espátula. Faça pequenos furos no meio da massa para o vapor sair. Coloque no forno e fique de olho. Demora em média meia hora, mas quando dourar retire.

Coloque um prato por cima e desvire COM CUIDADO está tudo quente!!!

Muita calma nessa hora, se tudo deu certo ela vai descer direitinho. Se não der certo você desce na marra e vai ficar delicioso de qualquer maneira. 🙂

Ah! Falando em esquecer…eu esqueci de comprar o sorvete de creme para comer com ela. Vou ter que fazer de novo…ha!

Pão recheado

Pois é, eu estou sumida mesmo. Não só daqui, mas da máquina de costura também. Tirando uma coisinha ou outra não fiz muita coisa… fiz em outro lugar…

pao

O que é isso minha filha? Que maldade é essa na cabeça!!! Foi na cozinha, na minha e na do SENAC. Comecei um curso de padeiro e confeiteiro e de lá pra cá meu cômodo mais usado mudou.

Leia também:  Fique sabendo quanto ganha um tatuador profissional

 

Olha eu aí de mestre padeira. Chique, né? Tô me sentindo!…

Pão caseiro

 

Essa vida de facebook também faz a gente ter uma preguiça danada de postar no blog, não é não?:-/

 

Olha só o que rolou lá e aqui ainda não:

 

Esse aqui abaixo é massa de brioche recheado com doce de leite:

 

Esse é pão salgado de aveia…é tem gergelim em cima porque minha filha não gosta muito de pão de aveia, e assim ela come e não liga o nome à pessoa! 😛

 

Esse é meu preferido o Pain au levain. Fiz naquela panela ali atrás dentro do forno. Delícia!

 

Se alguém ainda estiver por aí e quiser uma das receitas é só dar sinal de vida que eu posto no meu blog.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário