É sempre muito importante que os dados de quem se consultou na clínica ou hospital estejam sempre armazenados e o prontuário médico do paciente é a forma de fazer isso.

Nem todos sabem da importância do prontuário médico do paciente, mas essa é uma espécie de dossiê de tudo o que acontece com o indivíduo enquanto ele está no estabelecimento de saúde.

prontuário médico do paciente

Desde a medição da sua pressão arterial na triagem até uma internação, o prontuário médico do paciente deve registrar todas as coisas feitas e é uma referência daquilo que funciona para o indivíduo ou não.

Justamente por sua importância é que o prontuário médico do paciente deve ser o mais simples possível e o mais fácil possível de acessar.

Se você tem vários pacientes ou se é uma clínica ou hospital com vários profissionais, venha saber como fazer o prontuário médico do paciente de forma fácil!

Preenchimento eletrônico facilita tudo!

Quando se tem um programa de gerenciamento, fica bem mais simples fazer o prontuário médico do paciente porque o médico só tem de escrever as informações no computador.

Com isso, o prontuário vai se formando, lembrando que os enfermeiros e outros profissionais que cuidem dessa pessoa também podem ir colocando os dados relacionados aos tratamentos feitos.

Na verdade, até receita médica pode ser feita usando esse sistema, assegurando que os dados fiquem guardados para depois.

Antes, quando a receita era feita em receituário de papel, não dava para ver posteriormente o que foi prescrito para aquele paciente. Porém, quando a receita é digital, é possível verificar depois que tipo de medicamento foi dado àquela pessoa.

O que deve constar no prontuário médico do paciente?

Para que seja possível acompanhar a evolução do paciente e o seu histórico, é preciso que o prontuário tenha informações a respeito dos remédios que foram prescritos, se há alergia a alguma medicação, quais foram os exames feitos e os seus resultados, se há doença pré-existente, quais eram as queixas iniciais, se houve complicações, etc.

É muito importante que o prontuário seja sempre o ais detalhado possível e que toda as aferições de pressão, oxigenação e mais sejam informadas no documento.

O próprio comportamento do paciente também deve constar, ou seja, se ele é agressivo, se houve algum contratempo, se ele tem alguma doença psiquiátrica, etc.

Como se percebe, o prontuário médico do paciente é uma forma de descrever profundamente o indivíduo, o que vai facilitar a realização de tratamentos.

Informações do prontuário precisam ser acessíveis a todos

Normalmente, quando uma pessoa está internada, ela é cuidada por diferentes médicos e enfermeiro devido às trocas de plantão.

No entanto, isso também pode acontecer em um atendimento de pronto socorro: às vezes, o paciente tem de voltar porque continua se sentindo mal e não é o mesmo médico que está ali à disposição.

Dessa forma, é fundamental que o prontuário esteja disponível eletronicamente em vez de ser preciso procurar em arquivos: basta que o médico pesquise o nome do paciente no sistema para ver tudo a seu respeito e dar continuidade ao tratamento.

Empresa que faz a digitalização do prontuário médico do paciente deve ser confiável

Levando em conta que esses dados do paciente são confidenciais, é fundamental que a empresa que coloca o sistema eletrônico na clínica ou hospital seja de confiança.

Para garantir isso, o local deve fazer uma pesquisa a respeito da sua reputação, de possíveis processos, de queixas de outros estabelecimentos, etc.

Além disso, o pedido de uma garantia sempre vale a pena, já que assegura que o sistema continuará funcionando.

Quer saber mais sobre como o prontuário médico do paciente? Você pode ter acesso a mais explicações lendo nosso https://minchokubuy.org!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário